Notícias do Brasil

Recorde de produção de petróleo no Brasil tende a ser quebrado nos próximos meses, diz especialista

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta quarta-feira (2) que a produção de petróleo do Brasil fechou agosto com 2,989 milhões de barris por dia (bpd), alta de 18,5% na comparação anual e novo recorde mensal, superando julho deste ano.
Sputnik

O avanço na produção ocorre juntamente com um recorde na extração de petróleo e gás registrado em agosto pela Petrobras.

Segundo Mauricio Canêdo, professor da FGV/EPGE (Fundação Getúlio Vargas / Escola Brasileira de Economia e Finanças), o novo recorde na produção se deve a novos campos de petróleo que entraram em operação nos últimos anos.

"Esse recorde de agosto tem muito a ver com a entrada de produção e aumento da produção dessas áreas que foram licitadas já tem algum tempo", disse à Sputnik Brasil.

Os recordes se devem a expansão da produção no pré-sal, oriunda de 110 poços, que atingiu 1,928 milhão de bpd de petróleo e 79,3 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural.

"A expansão da produção de petróleo brasileira de óleo e gás nos próximos anos em grande medida vai ser no polígono do pré-sal", afirmou Mauricio Canêdo.

O campo que mais produziu petróleo foi o de Lula, na Bacia de Santos, que gerou em média de 1,026 milhão de bpd.

Segundo Mauricio Canêdo, o campo de Lula pode ainda ser ultrapassado no futuro.

"O campo de Lula ainda é o mais produtivo, mas nos próximos anos provavelmente novas áreas tão ou mais produtivas do que Lula vão entrar em operação e começar a produzir", comentou.

Canêdo vai ainda mais longe e diz que a tendência é que o recorde do mês de agosto seja superado já nos próximos meses.

"Alguns anos atrás outras áreas foram licitadas e são essas que são responsáveis pelo nosso recorde e provavelmente esse recorde vai ser batido nesses próximos meses", projetou.

Comentar