Durante entrevista à Agência de Imprensa Polonesa (PAP), a cientista Weronika Sliwa, do Planetário do Centro Científico Copérnico em Varsóvia, disse que entre essas ameaças estão os riscos de impactos de asteroides, surtos de raios gama e tempestades solares.
"Nosso planeta está em perigo de sofrer várias catástrofes cósmicas e fenômenos que podem aparecer inesperadamente em sua superfície. Seria melhor que a humanidade, pouco a pouco, começasse a pensar em se instalar em outros corpos celestes do Sistema Solar e talvez mais tarde se afastasse mais", avisou a especialista.
Sliwa reconhece que cada missão deste tipo representa um risco para as tripulações e terá um custo muito elevado.
Missão ao Planeta Vermelho
"Vai custar mais do que qualquer governo estaria disposto a gastar", disse a cientista, acrescentando que, apesar dos muitos obstáculos, ela está convencida de que já existem capacidades tecnológicas mais do que suficientes para enviar uma missão ao Planeta Vermelho.
"Do ponto de vista comercial, por enquanto, não vemos nenhuma rentabilidade nesse tipo de missão, mas basicamente, nenhuma missão exploratória que faça algo pela primeira vez é lucrativa", concluiu.