Cinzas de Gandhi são roubadas nos 150 anos de seu nascimento

As cinzas do renomado líder indiano Mahatma Gandhi foram roubadas do memorial Bapu Bhawan, na cidade indiana de Rewa, durante as comemorações dos 150 anos do seu nascimento.
Sputnik

O roubo dos restos mortais foi seguido de um ato de vandalismo no memorial. Frases com conteúdo antinacionalista foram escritas em uma das imagens do líder indiano enquanto a Índia comemorava os 150 anos do nascimento de Gandhi.

A primeira pessoa a perceber o ataque foi Gurmeet Singh, político do distrito de Rewa, quando foi ao memorial prestar homenagem a Gandhi.

"Isto parece ser obra dos que gostam de Nathuram Godse, o assassino de Gandhi. Esse ódio tem que ser detido e a polícia deve identificar e apanhar os culpados", disse Singh.

A polícia local registrou um boletim de ocorrência, enquanto membros do governo fizeram um protesto com o objetivo de descobrir a identidade dos autores do ataque e criticar sua ação.

As imagens de segurança feitas por câmeras no local estão sendo analisadas.

"Nós recebemos a denúncia de Gurmeet Singh e foi feito um boletim de ocorrência. Estamos tentando identificar os malfeitores", disse Abid Khan, chefe de polícia de Rewa.

Moradores locais estão chocados com o fato de os vândalos terem entrado no memorial de Bapu Bhawan sem serem percebidos, publicou o India Today.

Além do memorial Bapu Bhawan na cidade indiana de Rewa, outras localidades também abriam as cinzas de Gandhi.

Pai da nação

Mahatma Karamchand Gandhi, mas conhecido como Gandhi, nasceu em 2 de outubro de 1869 em Porbandar, Índia.

Gandhi foi um dos líderes mais famosos do mundo e ícone da independência da Índia do domínio britânico. Ele é comumente chamado de pai da nação indiana.

Sua aversão à violência se tornou referência para diversas lideranças políticas posteriores. No entanto, nem todos os indianos concordavam com sua forma pacifista de fazer política.

Em 30 de janeiro de 1948, o líder foi assassinado por Nathuram Godse, um nacionalista hindu. Godse era contrário à política de paz entre hindus e muçulmanos que Gandhi defendia.

Comentar