Segundo boletim da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), um alerta foi divulgado sobre os riscos aos banhistas que frequentam o litoral do Ceará.
Durante a coleta semanal de amostra da água do mar para indicar a balneabilidade das praias, técnicos da Semace avistaram flocos de óleo na zona leste da orla de Fortaleza, informou Agência Brasil.
Na última sexta-feira foi realizado um mutirão de limpeza na Praia do Futuro. Mesmo assim a recomendação é de que os banhistas evitem o contato com a mancha de óleo. Também foi recomendado evitar nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada. Além disso, Semace recomendou suspender o consumo de frutos do mar desses locais.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 112 localidades em oito estados já foram afetadas por manchas de óleo de origem desconhecida. As análises preliminares revelaram se tratar de petróleo cru, porém de um tipo não produzido no Brasil.