Mídia: OTAN engana militares usando conta de Tinder falsa durante exercícios perto da Rússia

Soldados da OTAN caíram em armadilha organizada por uma equipe de segurança da informação e foram a encontros do Tinder com uma mulher inexistente, informa o Der Tagesspiegel.
Sputnik

De acordo com o jornal, alguns soldados da OTAN que participaram em exercícios na Letônia, perto da fronteira russa, flertaram com mulheres no Tinder no tempo livre.

Pelo menos um dos militares pediu um encontro e dois alegadamente deixaram o seu posto uma noite para se encontrarem com uma mulher, em violação das regras.

Entretanto, o encontro nunca aconteceu porque o perfil da mulher fora criado pelo Centro de Excelência de Comunicações Estratégicas da OTAN. Diz-se que o centro, com sede na capital da Letônia, Riga, está analisando as fraquezas dos militares e as formas de as combater.

Mais um experimento

Em um outro teste, a equipe de comunicação lançou um site, anunciado como uma plataforma concebida por e para os soldados. No site, os militares podiam conversar sobre o exército e a vida em geral, bem como comprar camisetas, o que exigia que eles revelassem seus endereços para entrega.

O Centro de Comunicações Estratégicas é dirigido por Janis Sarts, um ex-alto funcionário do Ministério da Defesa da Letônia, que também representou o país na OTAN e na União Europeia.

Janis Sarts está alegadamente a liderar uma equipa de 50 pessoas que analisa notícias falsas e desenvolve estratégias para vencer na guerra psicológica.

"O engano e as mentiras estão a espalhar-se mais depressa do que nunca", disse Janis Sarts. "Trata-se de aumentar a conscientização entre a população e os governos".

Exercícios da OTAN

A OTAN realiza regularmente grandes exercícios internacionais nos países bálticos, incluindo a Letônia. O exercício Saber Strike mobilizou cerca de 18.000 militares de 19 países aliados e parceiros em junho de 2018, enquanto os últimos jogos de guerra, com o codinome Silver Arrow, terminaram esta semana e reuniram mais de 3.000 soldados de 12 aliados da OTAN.

A Rússia tem repetidamente levantado objeções contra as ações da OTAN no flanco oriental da aliança, dizendo que tal irá minar a estabilidade regional e resultar em novas tensões.

Comentar