'Ataque dos mortos': mídia recorda episódio marcante com soldados russos na 1ª Guerra Mundial

Portal norte-americano We Are The Mighty relembra o combate da 1ª Guerra Mundial entre os exércitos russo e alemão pela fortaleza de Osowiec e que se tornou famoso como o "ataque dos mortos".
Sputnik

O autor do artigo recorda como, após o uso de armas químicas pelas forças alemãs, o cloro, reagindo com a água existente no ar e nos pulmões dos soldados russos, se transformou em ácido clorídrico e "começou a dissolver os russos a partir de dentro". Os soldados russos, cercados, não tendo nenhuma proteção contra armas químicas e morrendo de intoxicação por gás, decidiram iniciar o contra-ataque.

"A horda de zumbis com os rostos derretendo saiu da escuridão e avançou diretamente contra um exército de 7.000 homens", escreve o portal.

Vendo os "mortos-vivos" se aproximando, os soldados da infantaria alemã, em pânico, não aceitaram a luta e fugiram, pisando uns nos outros.

A batalha teve lugar no dia 6 de agosto de 1915, no acesso à cidade do Império Russo de Osowiec.

Fortaleza de Osowiec

Atualmente a fortaleza de Osowiec está localizada no território da Polônia, mas um século atrás aquele território fazia parte do Império Russo.

Os combates em Osowiec começaram em setembro de 1914, quando o Exército alemão se aproximou da fortaleza.

Os alemães eram várias vezes superiores numericamente, posicionaram artilharia pesada, mas a guarnição russa da fortaleza repeliu todas as tentativas de investida e aguentou o cerco das forças superiores do exército inimigo.

As forças alemãs eram incapazes de tomar a fortaleza e assim o comando alemão decidiu usar gases tóxicos.

'Ataque dos mortos': mídia recorda episódio marcante com soldados russos na 1ª Guerra Mundial
Comentar