Katz escreveu sobre o assunto em sua conta no Twitter:
Recentemente, com o apoio dos Estados Unidos, venho promovendo uma iniciativa política para assinar um tratado de não agressão com os países do golfo Pérsico. Um passo histórico porá um fim ao conflito e promoverá a cooperação civil até que sejam concluídos acordos de paz
O ministro observou também que já discutiu o projeto de tratado com os países árabes e apresentou o documento ao enviado especial para o processo de paz no Oriente Médio do presidente dos EUA, Donald Trump, Jason Greenblatt.
Segundo publicado pela emissora Arutz 12, a ideia da iniciativa é "usar um interesse comum em relação ao Irã para normalizar as relações na luta contra o terror e na esfera econômica", uma vez que acordos de paz em larga escala não podem ser assinados no momento por causa do conflito entre israelenses e palestinos.
Antes, Katz e o ministro de Estado das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel Jubeir, criticaram o Irã da tribuna da Organização das Nações Unidas (ONU), acusando os iranianos de terrorismo. Ambos pediram que a comunidade internacional se unisse exercendo pressão sobre Teerã. O Irã refuta tais acusações.