EUA estariam planejando deixar Tratado Internacional de Céus Abertos, segundo congressista

O congressista democrata Eliot Engel alertou a Administração para não se retirar do acordo, já que o considera de fundamental importância para os interesses de segurança nacional dos EUA.
Sputnik

O congressista norte-americano enviou uma carta ao assessor de Segurança Nacional Robert O’Brien expressando sua preocupação devido à intenção da Administração Trump de abandonar o Tratado de Céus Abertos.

"Estou profundamente preocupado com as informações de que a Administração Trump está considerando se retirar do Tratado de Céus Abertos e faço um alerta contra uma ação tão imprudente", escreveu Engel.

Ele também enfatizou que esse passo "seria prejudicial para os interesses de segurança nacional dos aliados e parceiros" do país.

A Casa Branca e o Departamento de Estado norte-americano não se pronunciaram a respeito do caso.

EUA estariam planejando deixar Tratado Internacional de Céus Abertos, segundo congressista

Segundo Engel, Washington "não deve abandonar os mecanismos que proporcionam aos EUA uma ferramenta importante para manter a vigilância sobre a Rússia", já que o tratado estabelece um regime de voos de observação sobre os territórios dos Estados participantes.

O tratado foi assinado em 24 de março de 1992 em Helsinki, na Finlândia, por representantes de 23 países membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Comentar