'Questão de tempo': Nevada luta para conter ameaça da doença do 'cervo zumbi'

Trata-se de uma doença mortal potencialmente perigosa para os humanos que afeta o cérebro de alguns animais, provocando condutas anormais e que agora está se propagando nos EUA.
Sputnik

As autoridades do estado de Nevada, nos EUA, estão tomando medidas para prevenir a propagação da Doença Debilitante Crônica (CWD, na sigla em inglês), popularmente conhecida como doença do "cervo zumbi", que afeta os tecidos cerebrais e causa conduta anormal em animais, informa a agência de notícias AP.

Trata-se de uma infecção mortal e altamente contagiosa que atualmente não tem cura e que é potencialmente perigosa para os humanos. A doença é transmitida por príons, que são proteínas ligadas a doenças neurodegenerativas tais como a Doença de Creutzfeldt-Jakob em humanos e a doença da vaca louca no gado.

Para controlar a propagação, veterinários monitoram as migrações de cervos do estado vizinho de Utah e analisam mostras de cadáveres da espécie.

Geografia da contaminação

Legisladores estatais aprovaram uma lei que proíbe o ingresso no território de Nevada de determinadas partes de carcaças de animais, incluindo cérebros e medula espinhal de alguns quadrúpedes.

Anteriormente, a CWD já foi detectada nos estados de Kansas, Colorado e Wyoming, e as autoridades locais têm medo do que a contaminação avance até o território de Nebraska, Utah, Idaho e Nevada.

Entre os sintomas, é mencionada a perda do medo de humanos, letargia e emagrecimento extremo.

Ameaça indetectável

O período de incubação varia de 2 a 4 anos e dificulta muito a detecção da doença, já que os animais espalham a doença muito antes da evidência das primeiras vítimas.

As autoridades de Nevada admitem que suas medidas de contenção provavelmente não sejam suficientes, e por isso a chegada da doença a essa parte dos EUA é uma "questão de tempo".

'Questão de tempo': Nevada luta para conter ameaça da doença do 'cervo zumbi'
Comentar