Aos 81, Jane Fonda é presa em protesto contra aquecimento global

A atriz Jane Fonda, 81, foi presa nesta sexta-feira (11) em Washington enquanto participava de uma manifestação contra as mudanças climáticas. 
Sputnik

O protesto ocorreu em frente ao Capitólio, prédio usado como sede do Congresso dos Estados Unidos. Em vídeo publicado pelo site TMZ, é possível ver a atriz caminhando ao lado de pequeno grupo de pessoas portando cartazes contra o aquecimento global e o uso de combustíveis fósseis. O cartaz de Fonda dizia "vote, fale, haja". 

O grupo para então nas escadarias do Capitólio. Depois, um grupo de policiais chega ao local. As imagens mostram a atriz sendo algemada e levada pelos agentes até uma van. 

Segundo o TMZ, ela foi detida junto a outras 15 pessoas, integrantes do grupo Oil Change International. 

"Hoje, a polícia do Capitólio dos EUA prendeu 16 pessoas por protestarem ilegalmente na entrada leste do Capitólio", disse uma porta-voz da polícia à imprensa dos EUA. Fonda e os demais foram acusados de obstrução e importunação. 

O perfil oficial da atriz no Twitter compartilhou imagens da manifestação e da prisão, publicadas pelo grupo ativista do qual Fonda faz parte. 

Fonda prometeu protestar toda sexta-feira

A manifestação faz parte da iniciativa Fire Drill Fridays, por meio da qual a atriz prometeu realizar protestos todas as sextas-feiras contra o aquecimento global. Fonda diz ser inspirada pela ativista sueca Greta Thunberg e suas greves semanais em prol da conscientização ambiental. 

Recentemente, a atriz disse que tinha se mudado para Washington para "ficar mais perto do epicentro da luta pelo clima". 

Comentar