Os minoicos estiveram presentes entre os anos de 2700 a.C. e 1450 a.C., entretanto evidências de sua existência deixaram de existir em 1100 a.C.
A civilização vivia na ilha grega de Creta, onde construíam grandes palácios, criavam obras de arte e utilizavam antigos sistemas de escrita.
O desaparecimento dos minoicos sempre foi um grande mistério, que intriga os arqueólogos há tempos, segundo o tabloide The Sun.
Antigas escrituras sugerem que a Civilização Minoica não foi totalmente exterminada. Vale ressaltar que os minoicos utilizavam um sistema de escrita da Era do Bronze, ou seja, através de hieróglifos.
Além disso, foi utilizado o sistema Linear A, um misterioso sistema de escrita e um dos mais antigos do mundo, que permanece indecifrável até os dias atuais.
Contudo, as escrituras de 1450 a.C. utilizam outro sistema, conhecido como Linear B, que era utilizado pelos gregos e pela civilização micênica.
Com as descobertas, os arqueólogos acreditam que a cidade de Creta não tenha sido destruída totalmente, mas, sim, atacada por micênicos vizinhos, o que teria causado a mudança dos sistemas administrativos.
Eles também acreditam que as erupções e os terremotos que atingiram a região possam ter colaborado para que a civilização minoica alterasse seu sistema de escrita, bem como suas práticas funerárias.