Ressuscitação? Indiana é declarada morta 2 vezes em hospitais diferentes

Uma indiana, de 45 anos de idade, foi declarada morta duas vezes por dois hospitais diferentes da cidade em intervalo de horas, devido a um fenômeno bizarro chamado "efeito Lázaro".
Sputnik

A mulher sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, uma condição pulmonar inflamatória que afeta gravemente o fluxo de ar.

Após ser internada no hospital para tratamento da doença, a mulher foi declarada morta no Hospital Multiespecializado do Governo, na cidade indiana de Chandigarh, e certificada como clinicamente falecida.

Em uma ambulância, o cadáver estava a caminho da casa da sua família para preparação do funeral, quando notaram que o corpo da mulher estava se contraindo, e correram de volta ao hospital.

Declarada morta

Depois de duas horas de tentativa de ressuscitação de emergência, a mulher foi então declarada oficialmente falecida pela segunda vez na Emergência da Faculdade de Medicina e Hospital do Governo, que se localiza na mesma cidade.

"Em termos médicos, isso é chamado de 'efeito Lázaro' e em todo o mundo apenas 38 desses casos foram relatados até agora", disse o doutor Dasari Harish, chefe do departamento forense do hospital.

Para determinar se alguma forma de erro médico havia ocorrido durante o episódio foi estabelecido um comitê, mas nenhuma impropriedade foi descoberta.

O médico explica que alguns "medicamentos que salvam vidas", dados a pacientes em situações de crise, podem ter efeitos mais duradouros, e podem de fato reviver pacientes temporariamente após terem sido oficialmente declarados mortos.

Comentar