Um total de 35 pessoas ficaram feridas durante os protestos na Catalunha nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pelo Sistema de Emergência Médica (SEM) do governo catalão.
"Ao longo do dia, o SEM atendeu 35 pessoas", afirmou a agência.
A maioria das intervenções de saúde ocorreu no centro de Barcelona, que está passando por um novo dia de confrontos entre policiais e manifestantes, desta vez com o foco das manifestações sendo em frente à sede da polícia.
A violência está aumentando no centro de Barcelona. Continuam os enfrentamentos entre a polícia e os manifestantes, que seguem armando barricadas.
O ciclo de protestos começou em 14 de outubro na Catalunha depois que a Suprema Corte espanhola condenou nove dos doze líderes políticos e civis catalães que foram julgados pelo processo que levou ao referendo unilateral de outubro de 2017 e a subsequente adoção de uma declaração de independência pelo Parlamento da Catalunha. A condenação é por crimes de sedição, peculato e desobediência.
A maior condenação recaiu sobre o ex-vice-presidente catalão Oriol Junqueras, condenado a 13 anos de prisão e outros 13 anos de desabilitação absoluta por um crime de sedição agravado por outro de peculato.