Rússia reforça sistema de alerta de ataque de mísseis

O vice-ministro da Defesa da Rússia, Aleksei Krivoruchko, disse que o recém-lançado satélite da série Tundra já começou a funcionar.
Sputnik

Ministério da Defesa da Rússia anunciou o lançamento bem-sucedido do satélite Kosmos-2541 da série Tundra em 26 de setembro.

No dia 18 de outubro, o vice-ministro da Defesa da Rússia confirmou que este satélite está funcionando normalmente.

De acordo com o site especializado norte-americano Spaceflight Now, este objeto tornou-se o terceiro satélite do novo sistema espacial unificado russo projetado para alertar sobre um ataque de mísseis.

A existência desse sistema, constituído por três sondas espaciais, também foi confirmada pelo vice-chefe da Força Espacial da Rússia, major-general Igor Morozov.

Série de satélites

Segundo Jonathan McDowell, um conhecido especialista americano na área do espaço, os dois satélites anteriores foram lançados em novembro de 2015 (Kosmos-2510) e maio de 2017 (Kosmos-2518).

De acordo com o site do Ministério da Defesa, o sistema espacial unificado russo entrou em serviço de patrulhamento experimental em dezembro de 2017. Tundra é o nome de uma série de aparelhos espaciais.

Cada um dos satélites militares do catálogo do Ministério da Defesa é chamado de Kosmos e tem seu próprio número, dependendo principalmente da data de lançamento.

Os satélites do sistema espacial unificado russo são produzidos pela Corporação de Foguetes Energia. O sistema espacial unificado russo constituído por dez aparelhos espaciais Tundra deveria estar operacional até 2020, mas o cumprimento dos planos está atrasado.

Comentar