Alemanha participa de manobras da OTAN para treinar defesa com armas nucleares

No âmbito das manobras Steadfast Noon está previsto utilizar aviões caças-bombardeiros que podem ser equipados com armas nucleares.
Sputnik

As Forças Armadas de Alemanha (Bundeswehr) estão participando junto com os seus aliados da OTAN dos exercícios conjuntos secretos Steadfast Noon, nos quais vão realizar treinamentos de como agir no caso de uma guerra nuclear, informou nesta sexta-feira (18) a agência alemã Handelsblatt.

Nos exercícios que começaram nesta semana serão envolvidos caças-bombardeiros "que poderiam estar equipados com armas nucleares". Está previsto que durante as manobras sejam usados caças Tornado estacionados na base aérea de Buechel, no estado de Renânia-Palatinado.

Está igualmente prevista a realização de um transporte seguro de armas nucleares a partir dos armazéns subterrâneos até aos aviões de combate e sua posterior instalação nas aeronaves.

No entanto, os voos de treinamento estão decorrendo sem bombas nucleares. Atualmente os detalhes sobre estes exercícios são desconhecidos, embora fotos que circulam nas redes evidenciem a participação da aviação italiana.

A agência noticiosa alemã associa as manobras com a recente saída dos EUA do tratado bilateral com a Rússia chamado de Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês).

Washington acusou Moscou de violar o acordo desenvolvendo os mísseis 9M729, enquanto o governo russo salienta que os referidos mísseis não violam o Tratado.

Comentar