Notícias do Brasil

Empresa australiana arremata 1º leilão de minérios sob novo modelo do governo brasileiro

A Perth Recursos Minerais garantiu nesta segunda-feira (21) o direito de explorar minérios em Palmeirópolis, em Tocantins. A companhia foi a única a apresentar proposta.
Sputnik

O leilão foi realizado no Rio de Janeiro e inaugurou um novo modelo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), iniciativa do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A nova proposta aproxima o leilão de minérios aos realizados no setor petrolífero, já que as propostas que ficam na frente são as que propõem compartilhar uma maior participação da receita com o governo.

A Perth Recursos Minerais pagará R$ 15 milhões à União pela exploração em Palmeirópolis e o Governo Federal estima que R$ 255 milhões serão gerados ao longo de 10 anos com o projeto, informa o G1. 

Em entrevista à Sputnik Brasil, o coordenador de ações do PPI, Márcio Remédio, afirma que outras quatro áreas devem ser leiloadas até 2020: Cobre de Bom Jardim (Goiás), Fosfato de Miriri (Pernambuco), Carvão de Candiota (Rio Grande do Sul) e Caulim do Rio Capim (Pará).

"É possível que surjam outras áreas, porque nós temos o processo de reavaliação desses ativos que está sendo feito pela equipe técnica", diz Remédio.

O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Mauricio Ferraiuoli Azevedo, elogia a decisão de Brasília de leiloar as áreas com potencial para mineração, mas ressalta que ainda é necessário superar entraves, como a agilidade para conseguir licenciamento. 

"Nós termos aqui no Brasil mais de 2 mil empresas de mineração e esse leilão vem sendo anunciado desde 2017. Tivemos apenas uma proposta, isso mostra, principalmente, que não existe tanto apelo por esses leilões e essas ofertas diárias quando não há depósito [viabilidade] efetivamente configurado", diz Azevedo à Sputnik Brasil. 
Comentar