Rival de Netanyahu, Benny Gantz negocia coalizão para governar Israel

O ex-chefe militar israelense, Benny Gantz, procurou na quarta-feira (23) atrair o líder nacionalista e ex-ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, em uma tentativa de formar uma coalizão no país.
Sputnik

As lideranças conversaram logo depois que Gantz recebeu o mandato para tentar formar uma maioria de 61 cadeiras, após o então primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não conseguir concluir a tarefa em 28 dias.

"Ambos concordaram em se reunir em breve. Eles também concordaram em uma reunião de seus grupos de negociação", afirmou a sede da campanha de Gantz através de comunicado.

A aliança Azul e Branca centrista de Gantz estava um assento à frente do Likud de Netanyahu, que conquistou 32 cadeiras nas eleições de setembro, a segunda votação em seis meses. O Yisrael Beiteinu, de Lieberman, conquistou oito lugares.

Se ele não conseguir construir o que descreve como um "governo sindical liberal", o mandato será passado a outro candidato com a chance de formar uma coalizão. Também é possível que haja uma nova eleição.

Comentar