Em meados dos anos 90, a Alemanha ofereceu ao Canadá vários tanques T-54/55 e T-72, assim como outro tipo de equipamento blindado.
Os tanques eram usados como alvos durante testes de novos projéteis, bem como material do inimigo convencional durante exercícios. Vários exemplares foram transferidos para museus. Um dos especialistas, que trabalhou com tanques soviéticos, publicou as suas recordações em um fórum canadense.
Os tripulantes de tanques canadenses acreditam que o tanque principal soviético T-72 é o melhor veículo de combate, escreve o Rossiyskaya Gazeta citando um especialista canadense.
Ele partilhou suas memórias no fórum especializado CanadianGunNutz, dizendo que considera o T-72 como "mais duro" que os tanques Leopard alemães, o que lhe permitiu "dar um bom tapa" na OTAN.
O especialista destacou as vantagens do T-72 em relação ao Leopard, incluindo a ausência de necessidade de substituir frequentemente os rolos de borracha (devido aos danos causados ao revestimento de borracha), o fone auditivo com laringofone, que não recebe interferências do barulho do vento, o sistema de escape do motor do tanque soviético que permite pulverizar o combustível para um coletor quente e a capacidade de o motor arrancar rapidamente após uma paragem de um ano, inclusive estando inundado de água.