A atenção está voltada para as localidades das principais prefeituras do país, em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla. Os governos das regiões dessas cidades também são os mais cobiçados, em Cundinamarca, Antioquia, Valle del Cauca e Atlántico.
As eleições locais colombianas têm cerca de 117 mil candidatos - um recorde, segundo o governo. As urnas ficarão abertas até as 18h00 (às 20h00 em Brasília). A expectativa do Registro Nacional de Estado Civil, que organiza as eleições na Colômbia, é de que os primeiros resultados já sejam conhecidos a partir das 19h00 (às 21h00 em Brasília).
O presidente da Colômbia, Iván Duque, usou o Twitter para saudar as eleições:
Hoje é um dia de festa para a nossa democracia. O desafio é maior, são 117 mil candidatos e é por isso que todo o Estado, a estrutura institucional, com nossa Força Pública, trabalha em conjunto para garantir esse dia e que os cidadãos participem em paz.
Ao todo, 1.101 prefeitos serão eleitos, além de 32 governadores. Também serão formados 1.101 conselhos municipais, 1.040 juntas administrativas locais e 32 assembleias de departamentos - o equivalente às assembleias estaduais no Brasil.
Por motivos de segurança, até o final das eleições, a Colômbia mantém suas fronteiras fechadas com Venezuela, Equador, Peru e Brasil.
Neste final de semana, eleições também ocorrem na Argentina e no Uruguai, que escolhem seus novos presidentes. Na semana passada foi a vez da Bolívia, que reelegeu Evo Morales para a Presidência.