A série de terremotos que sacudiu o estado norte-americano da Califórnia em julho revelou os restos de um grande animal quase completo, mas sem crânio. O esqueleto "duro como uma rocha" foi encontrado por operários durante os trabalhos de reparação de um caminho na cidade de Simi Valley, no estado da Califórnia, nos EUA. Agora, os paleontólogos estão examinando os fósseis achados, informou no sábado (26) o professor Russell Shapiro da Universidade Estatal da Califórnia na cidade de Chico, citado pelo jornal USA Today.
Os terremotos na Califórnia em julho revelaram fósseis misteriosos em Simi Valley. Simi Valley está cheio de tesouros escondidos... que fantástico!
Segundo Russell Shapiro, a descoberta seria datada de cerca de 15 milhões de anos. Nesta época, o sul da Califórnia estava coberto pelo oceano, por isso o esqueleto pode pertencer a uma criatura marinha, mas, no que se refere à espécie, o professor não está tão seguro.
"O pescoço parece ser o de uma baleia. Mas as costelas não. Aí é que estou perplexo", explica o paleontólogo, sugerindo que o esqueleto possa pertencer ou a uma baleia ou a um hipopótamo marítimo do gênero Desmostylidae.
Os terremotos de julho revelam fóssil de 15 milhões de anos em Simi Valley, que se pensa ser uma pequena baleia.
No entanto, o cientista acredita que os especialistas em animais marinhos vão facilmente resolver o dilema.
"Creio que, apesar de faltar a cabeça, comparando com as espécies em outros museus, é possível que se encontrem algumas caraterísticas-chave que eu simplesmente não conheço […] Há tanto material e está tão bem conservado que um especialista em baleias e outros mamíferos marítimos poderia o mirar e entender o que é", acredita Russell Shapiro.
No ano seguinte, o esqueleto de Semi Valley participará em uma exposição organizada pelo Museu de Ciência Gateway, na cidade de Chico.