Notícias do Brasil

Bolsonaro expõe desejo de Brasil integrar OPEP

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deixou claro seu desejo de ver o Brasil na OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo) durante evento de investidores na Arábia Saudita.
Sputnik

Bolsonaro expôs seu desejo no momento em que foi questionado pela investidora saudita Lubna Olayan sobre a evolução do setor petrolífero no Brasil, segundo o portal UOL.

Apesar de afirmar que não há qualquer decisão sobre o assunto, e que para isso teria de consultar os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Economia, Paulo Guedes, ele citou que o país pode se tornar o quinto ou sexto maior produtor de petróleo do mundo em até 15 anos.

Bolsonaro expõe desejo de Brasil integrar OPEP

Aproveitando o momento em que expôs as expectativas do Brasil para os próximos 15 anos, Bolsonaro afirmou que "alguns falam até em [o Brasil] integrar à OPEP".

Entretanto, não prolongou sua fala sobre o assunto em questão, mas voltou a reforçar seu desejo ao dizer que ele, "particularmente, gostaria que [o Brasil] integrasse a OPEP", alegando que o país tem potencial suficiente, bem como uma quantidade de reservas maior do que alguns países que já fazem parte da organização.

A OPEP, criada em 1960 em Bagdá, no Iraque, conta com 14 países-membros e tem como objetivo centralizar a administração de petróleo de seus países membros, bem como os preços dos barris de óleo cru e derivados no mercado.

Comentar