Essa não foi a primeira vez que problema ocorreu no Brasil neste ano. Entre os dias 19 e 20 de outubro, os celulares também haviam adiantado o horário. À época, a mudança ocorreu devido à previsão de que aquela fosse a data do início do horário de verão de 2019.
Desta vez, já se sabia que o problema pudesse ocorrer novamente pois a horário de verão do ano passado teve início no primeiro final de semana de novembro.
A empresa Google chegou a publicar uma nota oficial na sexta-feira (1º), segundo divulgado pelo G1, para que usuários do sistema Android alterassem as configurações de seus aparelhos. A empresa recomenda que a alteração seja mantida até o dia 16 de fevereiro, quando o horário de verão terminaria.
Fim do horário de verão
Instituído pela primeira vez em 1931, o horário de verão foi empregado pelo governo em alguns verões até 1985, quando virou permanente. O objetivo principal da medida é a economia de energia.
Em 2019, o horário de verão no Brasil voltou a ser revogado através de um decreto, em abril deste ano, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).
A decisão seguiu estudos que mostraram que o horário de verão já não estava cumprindo seu objetivo devido a mudanças nos padrões de consumo de energia dos brasileiros.