Fim da guerra das tarifas? EUA desistem de aumentar taxas sobre automóveis importados

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em maio que poderia impor tarifas de até 25% sobre carros e autopeças da UE para defender o setor automobilístico do país, mas suspendeu a decisão até novembro.
Sputnik

Os Estados Unidos podem abandonar seus esforços para impor tarifas sobre automóveis importados depois de algumas "conversas muito boas" com montadoras da União Europeia e do Japão, afirmou o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, neste domingo.

"Nossa esperança é que as negociações que mantemos com empresas individuais sobre seus planos de investimento de capital dêem frutos suficientes para que não seja necessário", afirmou Ross em entrevista à Bloomberg Television.

"Tivemos conversas muito boas com nossos amigos europeus, nossos amigos japoneses e nossos amigos coreanos", acrescentou o secretário em Bangcoc, às margens da cúpula anual da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A guerra de tarifas entre os EUA e a União Europeia eclodiu no ano passado, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, adotou impostos mais altos sobre as importações de aço e alumínio. A Europa reagiu com tarifas sobre vários produtos dos Estados Unidos.

Em julho de 2018, Trump e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, concordaram em eliminar as tarifas e suspender barreiras não-tarifárias e abolir subsídios para certas categorias de produtos.

Comentar