Os exercícios contarão com a participação de cerca de mil equipamentos militares, como tanques, outros veículos blindados e peças de artilharia.
Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, anunciou que não vê motivos para que países vizinhos, como a Bielorrússia, se preocupem com a realização dos exercícios.
O ministro da Defesa da Bielorrússia, Andrei Ravkov, anunciou que Minsk tomará medidas para responder à mobilização de tanques norte-americanos na Lituânia, país com o qual faz fronteira.
Ademais, o ministro bielorrusso também anunciou medidas em relação aos exercícios Defender Europe, que devem ser realizados pela OTAN na Lituânia em 2020.
Estas últimas manobras têm o objetivo de testar a capacidade do Exército norte-americano de se mobilizar rapidamente em território europeu.
Os treinamentos, previstos para ocorrer no primeiro semestre de 2020, serão a maior mobilização de tropas terrestres dos EUA no Velho Continente nos últimos 25 anos.
A fase principal das manobras dos exercícios Lobo de Ferro 2019-1 decorrerá até o dia 18 de novembro, devendo o retorno dos veículos de combate e demais armamentos às suas bases ocorrer entre os dias 18 e 22 de novembro.