O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA anunciou na sexta-feira (1º) a alteração da classificação de risco da barragem do rio Mojave, na Califórnia, passando de "baixa" para "alta urgência de ação", depois de efetuar recente avaliação.
Segundo as autoridades, uma inundação extrema poderia levar o nível de água a exceder a capacidade da barragem e inundar as cidades ao redor do deserto de Mojave, que abrigam uma população de 300 mil pessoas, informa a agência AP.
Um evento "extremo" de inundação na barragem do rio Mojave poderia colocar centenas de milhares de residentes do sul da Califórnia em risco
As cidades que seriam afetadas pelas inundações correspondem a Hesperia, Apple Valley, Victorville e Barstow. Baker, que está localizada a mais de 225 quilômetros rio abaixo, também poderia ser afetada.
Construída em 1971, a barragem do rio Mojave, de uns 61 metros de altura, foi desenhada de acordo com os padrões da época e continua em funcionamento, reduzindo o risco para mais de 16 mil pessoas, que poderiam ser afetadas por inundações.
"A barragem jamais experimentou um fluxo de desaguadouro ou uma eventual inundação que tenha a carregado significativamente", esclareceu o coronel Aaron Barta, comandante do Distrito do Corpo de Engenheiros de Los Angeles.
"Existe uma baixa probabilidade de que um temporal ocorra, no entanto é uma possibilidade real, para a qual devemos nos preparar", acrescentou.
Ainda que as probabilidades de um temporal sejam baixas, medidas de prevenção de riscos estão sendo avaliadas. O Exército dos EUA associa tais medidas a um possível desabamento da barragem, antecipando que algumas destas estarão vigentes antes que comecem as chuvas de inverno deste ano.
Ao mesmo tempo, o Corpo de Engenheiros do Exército americano indicou que está trabalhando com os governos locais para conscientizar os riscos de inundação e a preparação para emergências, de modo que qualquer pessoa das comunidades afetadas tenham ferramentas para garantir sua sobrevivência.