O documento publicado pelo Ipea faz um balanço dos principais temas do setor acadêmico discutidos entre Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul em seminário realizado em setembro deste ano.
O documento tem como foco seis setores de cooperação entre os países.
- financiamento e desenvolvimento;
- comércio e investimento;
- ciência, tecnologia e inovação;
- energia e desenvolvimento;
- crime transnacional;
- e agricultura.
O relatório final do Ipea servirá de base para as discussões entre os líderes dos países membros da organização. Essas lideranças estarão no Brasil entre os dias 13 e 14 de novembro para a Cúpula dos BRICS.
“O relatório é um documento de grande importância para as discussões e negociações que serão colocadas em curso pelos chefes de Estado durante a reunião de cúpula. Elaboramos o texto atendendo as prioridades apresentadas por cada país”, explicou Ivan Oliveira, diretor Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea, através de nota enviada pela organização.
Os BRICS realizam um encontro anual desde 2006, sediado pelo país que se encontra na presidência rotativa do grupo. Essa será a terceira vez que o que o Brasil recebe o encontro. Em 2020, com a Rússia na presidência dos BRICS, a cúpula será realizada no país.