O ministro japonês da Defesa, Taro Kono, disse aos jornalistas que os mísseis que foram lançados pela Coreia do Norte no dia 31 de outubro já haviam sido testados em 24 de agosto e 10 de setembro.
"Foram realizados dois lançamentos com um intervalo de três minutos. Acreditamos que são do mesmo tipo", disse o ministro, citado pela agência de notícias Kyodo.
Entretanto, os militares japoneses estão mais inclinados a pensar que em 31 de outubro foram lançados mísseis balísticos, enquanto em 24 de agosto e de 10 de setembro teriam sido mísseis de curto alcance de combustível sólido. A própria Coreia do Norte declarou que tinha realizado os testes do "maior lançador múltiplo de foguetes".
Lançamento de 31 de outubro
Na quinta-feira (31), a Coreia do Norte lançou dois mísseis a partir da província de Pyongan Sul. Os projéteis voaram de 350 a 400 quilômetros, a uma altitude de 100 quilômetros. Os militares da Coreia do Norte afirmam que os mísseis percorreram 370 quilômetros e que a altitude de voo foi de 90 quilômetros. Segundo o Ministério da Defesa do Japão, os mísseis caíram fora da Zona Econômica Exclusiva japonesa.
Desde maio deste ano, a Coreia do Norte já realizou 12 lançamentos de mísseis balísticos e foguetes.