Apesar de parecer brincadeira, esse tubarão-robô tem grande capacidade tecnológica. Fabricado para ser um drone furtivo de alta velocidade, o drone utiliza o que há de mais moderno na biomimética moderna.
China revela novo submarino-robô inspirado em um tubarão. O Robô-tubarão pode ser usado para inteligência, vigilância e missões de reconhecimento, chamado ISR. Isso pode incluir inspeções no solo marítimo, buscar objetos de interesse ou de comunicação.
A empresa Boya Gongdao Robot Technology lançou o drone durante a feira iOceans China 2019, realizada em 26 de outubro na cidade de Sanya. A empresa desenvolve robôs utilizando a biomimética, que consiste em buscar na natureza inspiração para soluções de engenharia.
A novidade do drone-tubarão é que seu sistema de propulsão é baseado no movimento da cauda da fera marinha, o que não só aumentou a velocidade do robô, mas também o tornou muito mais silencioso.
O silêncio é a chave para que o drone-tubarão possa operar secretamente, uma vez que o som viaja muito rapidamente dentro d’água.
O drone pode realizar operações de inspeção do fundo marinho, buscar objetos de interesse ou para comunicação.
A ideia de desenvolver equipamentos militares baseados no movimento de peixes e tubarões não é novidade. Os Estados Unidos desenvolveram, em 2013, um drone chamado Ghost Swimmer (Nadador-fantasma) no âmbito do programa Silent NEMO, que tinha o casco muito similar ao formato de um atum.
A Agência de Defesa Europeia (EDA, na sigla em inglês) também explora as possibilidades da biomimética. Recentemente, a agência lançou o programa Sabuvis-II, que também tem o intuito de fabricar peixes-drones para missões de inteligência.
Ainda não há informações de que as Forças Armadas chinesas tenham encomendado esse notável tubarão-robô. Apesar da sua aparência inofensiva, o drone-tubarão poderá assustar muitos alvos militares inimigos no fundo do mar.