Os chineses teriam realizado atividades com um veículo submarino autônomo de longo alcance conhecido como Sea-Wahle, no mar do Sul da China, conforme o South China Morning Post.
O Sea-Whale 2000 completou 37 dias de testes ininterruptos, percorrendo uma distância de 2.011 quilômetros, segundo a Academia de Ciências da China.
Apesar das informações concedidas, a missão permanece em segredo, sabendo-se apenas que o drone seria capaz de controlar a área das ilhas Paracel e Spratly.
O aparelho subaquático tem aproximadamente três metros de comprimento e pesa em torno de 200 quilos. Além disso, ele é equipado com inteligência artificial e sensores de longo alcance para detectar temperatura, traços químicos, atividade biológica e visibilidade.
A equipe de desenvolvimento chinesa teria projetado o drone com estrutura híbrida, podendo operar em diferentes modos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e aumentar seu alcance.
Pequim está investindo em uma rede de monitoramento oceânico nas águas disputadas do mar do Sul da China, entretanto, os chineses se recusam a explicar o real objetivo do drone, que pode submergir a 2.000 metros e alcançar uma velocidade de até 1,2 metros por segundo.