Os lasers de alta energia serão instalados em blindados Stryker do Exército estadunidense, a luz emitida pela arma irá simplesmente derreter os drones e aeronaves inimigas. Apesar da potência destrutiva o gasto de energia será também elevado.
Cada canhão de laser necessitará 50 quilowatts de potência, o que é suficiente para abastecer três casas.
"Agora chegou o tempo para levar armas de energia direcionada para os campos de batalha" disse no relatório o tenente-general L. Neil Thurgood, diretor de armas hipersônicas, de energia dirigida, espaciais e aquisições rápidas.
Exército dos EUA inicia testes da arma de laser que pode queimar drones, helicópteros e aeronaves, em preparação para sua implementação em 2022 em quatro veículos blindados Stryker.
"O Exército reconhece a necessidade de lasers de energia direcionada como parte do plano de modernização do Exército. Já não se trata de um esforço de pesquisa ou de um esforço de demonstração, é um recurso de combate estratégico, e nós estamos no caminho certo para colocá-lo não mãos dos soldados", concluiu o tenente-general.
O plano de utilizar armas baseadas nesta tecnologia está em desenvolvimento há vários anos, sendo que os veículos aéreos não tripulados são pequenos e ágeis e são difíceis de derrubar com armamento convencional.