China prepara lançamento de moeda digital já nos próximos meses

Souvenires de moedas com os logotipos das criptomoedas Bitcoin, Litecoin e Ethereum
A China desenvolveu um sistema de pagamento em moeda digital, que permitiria ao Banco Central emitir criptomoeda para bancos comerciais e redes de pagamento de terceiros pelas plataformas Alipay e WeChat Pay.
Sputnik

O sócio-gerente da HCM Capital, Jack Lee, informou que o lançamento do Pagamento Eletrônico em Moeda Digital (DCEP) poderia começar como um teste e não se destinaria a substituir completamente o dinheiro em espécie.

"Eles já têm todo o sistema e a rede pronta. Acho que você verá isso muito em breve, nos próximos talvez dois ou três meses", disse Lee à CNBC.

A empresa HCM Capital, que é patrocinada pela Foxconn Technology Group – uma das 10 maiores empresas de tecnologia – investiu em uma série de startups de blockchain.

Impulso a nível mundial

O esperado lançamento da moeda digital na China pode levar as autoridades ao redor do mundo a decidir como querem usar e regular essa tecnologia, explica a secretária de Estado das Finanças Internacionais da Suíça, Daniela Stoffel.

"Se os governos agora perceberem que isso está realmente acontecendo, e que a questão e os desafios que estão implícitos em uma e-currency são agora reais, espero que isso dê mais impulso às decisões em uma base global", esclarece Stoffel.

China prepara lançamento de moeda digital já nos próximos meses
China prepara lançamento de moeda digital já nos próximos meses

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu recentemente maiores níveis de pesquisa e investimento em blockchain.

Com isso, Pequim deve fazer um "maior esforço" para desenvolver e aplicar tecnologias de blockchain e ganhar uma "vantagem sobre outros países importantes", declarou o líder chinês.

Comentar