China desenvolve drones 'indestrutíveis', segundo mídia (FOTO)

Gigante asiático estaria desenvolvendo drones que "não podem ser abatidos" e os vendendo para países do Oriente Médio, segundo publicou mídia.
Sputnik

Entre os últimos drones desenvolvidos pela China, o Blowfish A3, semelhante a um helicóptero de porte pequeno não tripulado, estaria já em processo de comercialização com países do Oriente Médio.

Segundo publicou o tabloide Daily Star, a China tem desenvolvido e vendido drones "indestrutíveis", na opinião dos próprios chineses.

MAKS 2019: Ziyan apresentou Blowfish A3

O desenvolvimento de tais armamentos estaria "preocupando" autoridades militares fora da China quanto à forma como ele poderia ser usado, afirmou a mídia.

'Licença para matar'

Conforme contou ao tabloide Toby Walsh, professor de Inteligência Artificial da Universidade de New South Wales, Austrália, estas máquinas teriam algo como uma "licença para matar" durante suas operações.

A razão disso estaria no fato de que, usando inteligência artificial, tais drones podem decidir de maneira autônoma a quem atacar.

"Eles seriam impossíveis de destruir. Uma vez que o tiroteio começa, todos os humanos no campo de batalha morrerão", declarou Walsh.

Exportações para o Oriente Médio

Conforme declarou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, tais armamentos já estariam sendo comercializados no Oriente Médio.

"Enquanto falamos, o governo chinês já está exportando alguns de seus drones militares mais avançados para o Oriente Médio, enquanto se prepara para exportar sua nova geração de drones furtivos quando forem produzidos", afirmou Esper no último dia 5 em uma conferência da Comissão de Segurança Nacional para a Inteligência Artificial.

A autoridade americana confirmou a declaração de Walsh, falando sobre a autonomia dos drones durante operações de ataque.

Comentar