Novíssimo porta-aviões chinês entra no estreito de Taiwan (VÍDEO)

China enviou seu mais novo porta-aviões Type 001A, o primeiro a ser desenvolvido no país, para realizar exercícios de rotina e pesquisas científicas no estreito de Taiwan.
Sputnik

Com capacidade de transportar 36 caças J-15, o Type 001A foi construído na China. A embarcação supera em muitas características o seu antecessor, Liaoning, ainda em serviço.

O navio foi enviado para o estreito de Taiwan com o intuito de realizar exercícios de rotina e pesquisas científicas, informou a agência de notícias Xinhua.

O movimento do navio, que é o primeiro porta-aviões a ser feito na China, foi gravado em um vídeo publicado pela Marinha do Exército de Libertação Popular da China.

Tensões no mar do Sul da China

Apesar das constantes tensões na região do mar do Sul da China, o movimento da embarcação de guerra não seria uma mensagem para outro país, segundo Pequim.

"[O movimento] não tem nenhum objetivo específico e não tem nada a ver com a situação atual", disse o porta-voz da Marinha chinesa, Cheng Dewei, citado pela Xinhua.

No entanto, de acordo com um tweet publicado pelo ministro da Defesa de Taiwan, o movimento do Type 001A teria como objetivo intervir nas próximas eleições em Taiwan.

Por sua vez, os Estados Unidos já enviaram neste ano seus vasos de guerra para a região por inúmeras vezes.

Comentar