'Escalada de tensões': Rússia reage ao envio de mais tropas dos EUA à Arábia Saudita

Rússia reage à decisão do presidente dos EUA Donald Trump que, em carta ao Congresso, informou que enviaria cerca de 3.000 militares para a Arábia Saudita a fim de "proteger" o reino da "ameaça iraniana".
Sputnik

O enviado especial da Presidência da Rússia para os países do Oriente Médio e África, Mikhail Bogdanov, disse que o envio de tropas adicionais norte-americanas para a Arábia Saudita levará à escalada das tensões na região.

Para Bogdanov, a decisão norte-americana visa "no geral, a uma escalada das tensões".

Nesta terça-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao Congresso de seu país informando sobre o envio de cerca de 3.000 tropas adicionais ao território saudita, a fim de proteger instalações da indústria de petróleo.

"As forças adicionais [...] incluem sistemas de radares e mísseis [...], uma ala aérea expedicionária para apoiar a operação de aeronaves de combate dos EUA a partir da Arábia Saudita e dois esquadrões de combate."

A carta aponta a ameaça iraniana como principal motivo da decisão norte-americana.

"O Irã segue ameaçando a segurança regional, inclusive atacando instalações de petróleo e gás natural no Reino da Arábia Saudita", escreveu Trump ao Congresso.

'Escalada de tensões': Rússia reage ao envio de mais tropas dos EUA à Arábia Saudita

O posicionamento dos cerca de 3.000 militares adicionais será finalizada "nas próximas semanas" e a sua permanência em território saudita tem prazo indeterminado.

Comentar