Forças especiais do Distrito Militar Oriental da Rússia testaram o veículo terrestre não tripulado Tigre Gigante durante um exercício antiterrorista da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN na sigla em inglês) na China.
O exercício foi realizado com o intuito de familiarizar os militares com os métodos tácticos de movimento usando veículos de assalto para tomar edifícios contaminados com gases, prestação de socorro e resgate de feridos.
Militares russos testaram a plataforma chinesa não tripulada Tigre Gigante.
O veículo tem 4,2 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,4 metro de altura. A massa total do robô é de 2,1 toneladas e a própria máquina é capaz de transportar 800 kg de carga útil.
O Tigre Gigante estava desarmado e abrigava dois soldados da 14ª Brigada Independente de Forças Especiais russa para seu controle.
O drone terrestre está também equipado com um complexo sistema de sensores e de posicionamento. Em conjunto, isso possibilita a realização de patrulhas autônomas em uma determinada área e identificar e destruir rapidamente um potencial inimigo.
Atiradores furtivos da unidade de operações especiais do Distrito Militar Oriental participaram do treinamento em táticas de comando, observação de alvos e tiro.
Os exercícios antiterroristas internacionais dos países da ASEAN envolvem 40 soldados e oficiais das forças especiais da Rússia em treinamentos conjuntos com militares dos países da organização.