"A Starship Mk1 de aço inoxidável sofreu uma anomalia durante um teste de pressão criogênica nesta quarta-feira (20) na instalação da SpaceX perto do vilarejo Boca Chiba, no sul do Texas. A campanha de testes da Mk1 começou justamente ontem (19 de novembro), quando o veículo 'respirou' durante seu primeiro teste de pressão", conta o portal.
Como observou o chefe da SpaceX, Elon Musk, a empresa não vai reparar a Starship Mk1 danificada durante os testes, pois era necessário apenas para o teste de algumas tecnologias. SpaceX planeja ir direto para a criação de versões mais avançadas do foguete.
A nave espacial reutilizável foi concebida para voar para a Lua, Marte e outras missões interplanetárias, e servirá também como o segundo estágio do lançador superpesado BFR (Big Falcon Rocket), no qual a SpaceX está trabalhando.
Elon Musk apresentou a Starship Mk1 no final de setembro. É um foguete de aço inoxidável de 50 metros. Pode ser usado não só para missões tripuladas, mas também para lançar satélites na órbita da Terra e fornecer equipamento científico à Lua. Elon Musk disse naquela época que um ou dois meses depois a nave iria fazer seu primeiro voo, durante o qual ela subiria a uma altura de 20 quilômetros.