Os conservacionistas que trabalham no Parque Nacional de Bardia ficaram entusiasmados com a descoberta, que marca a primeira criação de gaviais registrada na reserva desde 1982.
Isso representa um passo enorme para aumentar o número dessa espécie de crocodilo, que no momento conta com menos de mil adultos na natureza.
Com seu distintivo focinho longo e fino, o gavial é único, e já não é avistado na área há 30 anos.
Conservação da espécie
"Dado que a espécie está limitada a cerca de cinco populações em toda a extensão de seu habitat, esta é uma descoberta tão positiva e um passo crítico para a recuperação a longo prazo da espécie no Nepal", disse o pesquisador Rikki Gumbs da Sociedade Zoológica de Londres (ZSL).
Pela primeira vez em 37 anos, o gavial criticamente ameaçado de extinção foi encontrado em reprodução no Parque Nacional de Bardia, no Nepal, com mais de 100 recém-nascidos encontrados
"Com cerca de 30 centímetros de tamanho, eles parecem exatamente como versões em miniatura de gaviais adultos – tão incrivelmente fofos", comentou Ashish Bashyal, que lidera o projeto de conservação no Nepal.
Nova esperança para o gavial criticamente ameaçado de extinção foi declarada depois que conservacionistas descobriram mais de 100 filhotes recém-nascidos no Parque Nacional da Bardia, no sudoeste do Nepal, neste ano
Embora os detalhes só tenham sido revelados recentemente (para ajudar nos esforços de conservação), a descoberta dos 100 crocodilos bebês, juntamente com três fêmeas adultas e um macho adulto, foram feitas em junho.
"Eles passaram pelo primeiro grande obstáculo. Especialmente com as ameaças que estão afetando a espécie, é muito importante que estes recém-nascidos possam chegar à idade adulta", disse Rikki Gumbs à BBC News.
Os gaviais adultos são grandes, com machos atingindo mais de 5 metros de comprimento e 250 quilos de peso. Os machos desenvolvem um nódulo na extremidade do focinho, conhecido como ghara, que é o nome de um pote indiano.