Rússia planeja criar frota de robôs militares que irão 'agir por conta própria'

Indústria militar russa planeja criar frota de robôs multifuncionais que irão atuar no campo de batalha com a menor intervenção humana possível.
Sputnik
"A tarefa de se formar grupos [de robôs] segundo o plano de desenvolvimento de robôs militares está assinalada para 2020. Até 2025 nós deveremos completar tal tarefa no plano básico e de projeto, e depois passaremos para a integração destes grupos robotizados no sistema de controle automatizado das Forças Armadas russas", disse uma fonte da indústria militar russa à Sputnik.

Até o momento, segundo a fonte, o foco está em unidades não tripuladas de cinco plataformas. No grupo de robôs, cada unidade irá se ocupar de suas tarefas específicas.

Além disso, na base do robô Marker é possível produzir um carro de reabastecimento e outro de proteção. Todos eles vão possuir grande nível de autonomia.

Armamento

Os engenheiros russos também pretendem armar os robôs com obuses de 120 milímetros. Na fase atual, eles já podem lançar veículos aéreos não tripulados e granadas, de acordo com a fonte.

"No futuro estas máquinas vão enfrentar [inimigos] semelhantes. Nós cremos que tais robôs vão lutar contra outros robôs. O valor do robô está no [fato] de substituir o homem e superar suas capacidades", acrescentou a fonte.

Recentemente, o robô Marker demonstrou sua capacidade de definir seu próprio percurso em diferentes terrenos em um polígono de testes na cidade russa de Magnitogorsk.

Comentar