O líder norte-coreano Kim Jong-un visitou na segunda-feira (25) uma unidade militar no ilhéu de Changrin, localizado ao norte da fronteira marítima ocidental com a Coreia do Sul, informou a mídia estatal da Coreia do Norte.
"Uma preparação política e ideológica abrangente, bem como física e técnica, é essencial [...] [Os exercícios] têm de ser próximos das condições reais de combate. Para que possamos estar prontos para qualquer operação ou missão militar", disse Kim durante sua visita, conforme citado pela Agência Central de Notícias da Coreia.
O ilhéu de Changrin está localizado a apenas 45 quilômetros do território controlado por Seul. A área assistiu no passado a vários confrontos entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Em março de 2010, o navio de guerra Cheonan naufragou ao largo da costa oeste da Coreia do Sul, custando a vida de 46 militares, tendo Seul culpado a Coreia do Norte pela tragédia.
Exercícios militares recentes
O atual exercício de prontidão para combate ordenado por Kim não é o primeiro neste mês. Na última segunda-feira (18), o líder norte-coreano enfatizou a necessidade de preparativos para tempo de guerra durante sua visita a um exercício de unidades de atiradores especiais da Força Aérea e defesa antiaérea norte-coreanas. Em 16 de novembro, ele observou exercícios militares envolvendo comandantes de voo e pilotos das forças aérea e antiaérea do país.
Os exercícios militares realizados na península da Coreia têm sido um dos obstáculos no diálogo de desnuclearização entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.