O lançamento foi feito a partir do cosmódromo de Plesetsk, no norte da Rússia, ontem às 20h52 de Moscou (14h52 no horário de Brasília).
O evento decorreu sem nenhum contratempo e o satélite inspetor atingiu a órbita da Terra com sucesso, ao passo que a conexão com os engenheiros espaciais russos tem sido mantida conforme o planejado, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.
Criado com base em uma plataforma unificada multifuncional para atividades no espaço, o satélite também possui aparelhos que podem filmar a superfície terrestre.
Em um vídeo, feito pelo Ministério da Defesa da Rússia, é possível ver o lançamento do foguete com o aparelho espacial.
O que é um satélite inspetor?
Satélites inspetores são aparelhos espaciais capazes de se mover pela órbita da Terra e fazer a inspeção externa de outros satélites a partir de uma distância mínima, assim como fazer remotamente seu diagnóstico técnico.
Além disso, satélites inspetores podem obter informações tanto dos "seus" aparelhos quanto de alheios, embora a informação sobre tal tipo de operação não seja revelada.
É sabido que a Rússia possui meios de rastreamento que observam as movimentações intensivas dos satélites inspetores militares GSSAP dos EUA.
Frota de satélites inspetores
O aparelho lançado ontem ao espaço não é o primeiro de sua categoria lançado pela Rússia.
Ainda em junho de 2017, foi lançada a plataforma Kosmos-2519, sendo que em agosto do mesmo ano do seu interior se separou o aparelho espacial Kosmos-2521, tal como uma boneca russa matrioska.