O comandante da Ala 5, brigadeiro do ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, presidiu a cerimônia de incorporação da aeronave, com banho e apresentação da tripulação, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB).
"É um momento muito importante para a Força Aérea Brasileira poder incorporar ao seu acervo mais uma aeronave que é uma das plataformas mais modernas a ser utilizada na nobre missão de salvar vidas", afirmou o brigadeiro.
Além da presença do brigadeiro Augusto Cesar, a cerimônia de batismo da aeronave contou com o comandante do 2º/10º GAV, tenente-coronel aviador Luciano A. Marchiorato Dobigines, e o major aviador Tiago Taffarel, piloto responsável pelo transporte da aeronave até a Ala 5.
O SC-105, FAB 6551, conta com o Sistema de Reabastecimento em Voo (REVO) e um sistema eletro-óptico de busca de imagem através do espectro infravermelho, que permite a detecção por meio de calor.
A aeronave também é dotada de dois motores Pratt & Whitney Canada PW127G com 3.058 hp e hélices Hamilton Standard 586-F com seis pás de passo reversível.
O emprego da aeronave potencializa a operacionalidade da Aviação de Busca e Salvamento da FAB, seja nas Missões de Ajuda Humanitária ou na busca de uma aeronave acidentada, nas quais a participação do vetor é de grande relevância.