"O Presidente Bolsonaro fez votos de pleno êxito ao Presidente Lacalle no desempenho do mandato conferido pelos uruguaios e assegurou sua determinação de trabalhar em conjunto em prol do bem-estar dos dois povos. Convidou o Presidente eleito a visitar o Brasil em breve", disse a nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores.
A atitude do Bolsonaro frente à eleição do candidato de centro-direita difere da assumida em relação à eleição de outra eleição vizinha, a da Argentina, que elegeu Alberto Fernández, considerado de centro-esquerda, como presidente. À época, Bolsonaro se recusou a parabenizar a vitória de Fernández, e anteriormente já havia declarado preferência ao candidato adversário, Maurício Macri.
Resultado adiado e fim da hegemonia da esquerda no Uruguai
O segundo turno das eleições presidenciais uruguaias foi realizado no domingo (24). No entanto, a pequena diferença entre os candidatos Daniel Martínez, da Frente Ampla, e Lacalle Pou, do Partido Nacional, fez com que o Tribunal Eleitoral do Uruguai adiasse a divulgação do resultado.
A vitória de Lacalle Pou foi confirmada pela instituição nesta quinta-feira após os votos serem reexaminados.
O candidato de centro-esquerda da Frente Ampla - que estava no poder há 15 anos no Uruguai - Daniel Martínez, também reconheceu a vitória de seu oponente nas eleições.