López Obrador completa 1 ano na presidência do México com festa e protestos

Milhares lotaram a praça central da capital neste domingo (1) para comemorar o primeiro ano de mandato do presidente Andrés Manuel Lopez Obrador.
Sputnik

Ao mesmo tempo, outro grupo de milhares marchou pela principal avenida da cidade para protestar contra a violência e outros males no país.

O clima no Zócalo era festivo, com uma orquestra do estado natal de Tabasco do presidente tocando música tropical inspirada em sons cubanos, enquanto mulheres com pouca roupa dançavam ao lado dos músicos. Os foliões usavam máscaras inspiradas em Lopez Obrador no evento batizado de AMLOFest, um trocadilho com as iniciais do presidente. 

Pesquisas mostram que mais da metade dos mexicanos apoia a maneira como Lopez Obrador está administrando o país, apesar das crescentes taxas de homicídios e de uma economia debilitada que flerta com a recessão.

Em seu discurso, o presidente contabilizou suas realizações até agora, como o lançamento de novos programas sociais que visam principalmente ajudar jovens, idosos e indígenas. O Banco Mundial estima que um a cada três mexicanos vive na pobreza.

"Ainda não houve crescimento econômico como queremos", afirmou López Obrador, segundo a agência de notícias Associated Press. "Mas eu insisto que há uma melhor distribuição de riqueza."

Enquanto isso, no bulevar do Paseo de la Reforma, manifestantes vestidos de branco expressavam raiva e frustração por incidentes cada vez mais terríveis de violência, com a economia estagnada e as divisões políticas mais profundas no país.

Comentar