Essa foi a segunda vez dentro de uma semana em que o mesmo prédio foi incendiado durante os protestos que tomaram conta do país.
O prédio do consulado iraniano em Najaf foi incendiado pelo primeira vez na quarta-feira (27), deixando mais de 100 pessoas feridas. Teerã protestou contra o atentado por vias diplomáticas a Bagdá. O ministro das Relações Exteriores do Iraque, Mohamad Alhakim, pediu desculpas oficiais ao chefe da diplomacia iraniana, o chanceler Mohammad Javad Zarif.
O novo incêndio no consulado iraniano foi noticiado neste domingo pela agência de notícias Shafaq.
Protestos tomam conta do Iraque
Desde o início de outubro, protestos de massa tomam conta do Iraque. Os manifestantes exigem a renúncia do governo, assim como reformas econômicas, melhores condições de vida, bem-estar social e medidas contra a corrupção.
O primeiro ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, renunciou ao cargo na sexta-feira (29) em resposta aos protestos. O parlamento iraquiano aceitou a renuncia do premiê neste domingo.
As manifestações deixaram diversos rastros de danos materiais além de ao menos 400 pessoas mortas e milhares de feridos.