Notícias do Brasil

Ministros de Bolsonaro e Macri discutem tarifas aplicadas pelos EUA contra aço

Argentina e Brasil discutirão nesta quarta-feira o impacto da decisão dos Estados Unidos de restabelecer tarifas sobre importações de aço e alumínio em suas economias, informou a mídia nesta terça-feira, citando Dante Sica, ministro argentino da Produção e do Trabalho.
Sputnik

Sica se encontrará com o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, nesta quarta-feira, segundo o portal de notícias argentino Infobae.

Além disso, uma cúpula do Mercosul será realizada na quinta-feira em solo brasileiro. Os líderes possivelmente discutirão a questão das tarifas também neste encontro, acrescentou o site.

Na segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no Twitter que "o Brasil e a Argentina estão presidindo uma desvalorização maciça de suas moedas" e, portanto, "em vigor imediato", ele iria restaurar as tarifas de todo o aço e alumínio dos dois países que são enviados para os EUA.

Nesta terça-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Argentina informou que o país iniciou negociações com os EUA para obter mais detalhes sobre a decisão de Trump.

Enquanto isso, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro sugeriu que a intenção dos EUA de restaurar as tarifas de importação de metais de seu país estava ligada à estratégia eleitoral e dificilmente prejudicaria o relacionamento amigável que os dois países compartilhavam.

Entretanto, a indústria brasileira de aço e alumínio protestou abertamente contra a decisão de Trump.

Comentar