Segundo publicou a agência AP, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que cerca de 100 turistas estavam na ilha no momento da erupção, confirmando que há desaparecidos e feridos. Ainda segundo ela, os feridos estão recebendo atendimento médico.
Pelo menos cinco pessoas morreram na erupção vulcânica na Ilha Branca, na Nova Zelândia, há pessoas desaparecidas, relatou New Zealand Herald, citando a polícia.
Anteriormente, foram relatadas uma morte e quatro pessoas feridas. O Hospital Geral Hamilton, como observado pela TVNZ, estava se preparando para receber quatro pessoas com queimaduras. O porta-voz da polícia, John Tims, disse que havia estrangeiros entre os mortos e feridos.
A Agência Nacional de Emergências da Nova Zelândia (NEMA, na sigla de inglês) afirmou em uma postagem que adverte a população local a tomar medidas de precaução imediatamente.
De acordo com a mídia local há uma ação de resgate em andamento com diversos helicópteros a caminho da ilha. No Twitter, surgiram diversas imagens da região, assim como imagens de satélite mostrando a erupção.
Meu Deus, o vulcão na Ilha Branca da Nova Zelândia entrou em erupção hoje pela primeira vez desde 2001. Minha família e eu tínhamos saído 20 minutos antes, estávamos esperando no nosso barco prestes a partir quando o vimos. A viagem de barco de volta para casa cuidando das pessoas resgatadas por nosso barco, foi indescritível.
Essas são algumas das pessoas que conseguiram ser resgatadas pelo barco. Rezando por eles e pela sua recuperação. A mulher estava em estado crítico, mas parecia forte no final. Os helicópteros na ilha pareciam destruídos:
A polícia da Nova Zelândia pediu aos cidadãos que evitem a área da erupção.
Evitem Whakatane Heads e Muriwai Drive
Polícia está pedindo para que pessoas evitem as áreas de Whakatane Heads e [rodovia] Muriwai Drive enquanto serviços de emergência respondem a uma erupção na Ilha Branca.
A [rodovia] Muriwai drive vai estar fechada da Rua Harvey.
O vulcão de White Island, ou Whakaari, fica a 48 km a leste da ilha Norte da Nova Zelândia e é o vulcão mais ativo do país.