Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ritmo de vendas do comércio brasileiro desacelerou em outubro, mas chegou ao 6º mês consecutivo de crescimento. O mesmo IBGE tem demonstrado uma recuperação da economia em ritmo lento, além do crescimento da miséria e também da disparada da informalidade no Brasil.
Divulgada nesta quarta-feira (11), a Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, mostrou que houve alta nas vendas do comércio varejista do país. O crescimento foi de 0,1% em outubro, desacelerando em relação ao mês anterior - o melhor do ano - quando a alta foi de 0,8%. Ainda segundo o IBGE, no acumulado de 2019, o comércio cresceu 2,7%, enquanto que na comparação com outubro de 2018, o crescimento chegou a 4,2%.
A pesquisa mostra que pelo menos seis de oito setores analisados mostraram crescimento no mês, com destaque para as áreas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que cresceu 5,3%, e para a de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 1,7%.
A Sputnik Brasil foi às ruas de um dos centros comerciais mais populares do país, o Saara, no Rio de Janeiro, e ouviu lojistas e consumidores sobre a expectativa do Natal. Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, a expectativa é de que as compras no Natal cresçam 3,5% na cidade.