Os exercícios Indra tiveram sua primeira edição em 2003 como manobras estritamente navais. Dado o bom desempenho da cooperação, as manobras foram ampliadas e atualmente incluem os três ramos das forças armadas.
"Os exercícios dos três ramos Indra 2019 irão aprofundar a confiança mútua e interoperabilidade, além de possibilitar a troca das melhores práticas entre as forças armadas de ambos os países", declarou o Ministério da Defesa da Índia.
A Rússia irá participar com embarcações do seu destacamento da Frota do Báltico, que incluem o navio-patrulha Yaroslav Mudry e o navio-tanque Elnya, dentre outros.
"Hoje, no porto de Mormugão, foi realizada a cerimônia de inauguração da componente naval dos exercícios conjuntos Indra 2019", comunicou o representante da Frota do Báltico, Roman Martov.
O objetivo dos exercícios é aprimorar a interoperabilidade entre as forças e coordenar posições para melhor combater ameaças à segurança comuns.
"Neste ano, a componente naval dos exercícios será realizada em duas fases. A fase em porto será realizada em Goa entre 10 e 15 de dezembro e incluirá conferências de planejamento, interações profissionais, visitas culturais, sessões de esportes e visitas formais entre oficiais almirantes e oficiais superiores das marinhas participantes", disse o Ministério da Defesa da Índia em comunicado.
A fase de mar será conduzida no mar Arábico, que compreende a região do oceano Índico entre a costa oeste da Índia até o Chifre da África, reportou o India Times.
Durante a fase de mar, os exercícios focarão em atividades de "reabastecimento em movimento, exercícios de defesa antiaérea, disparos de superfície, operações de abordagem para busca e apreensão, dentre outros procedimentos táticos", afirma o comunicado.
A componente naval dos exercícios será conduzida entre os dias 10 e 19 de dezembro no oceano Índico.
A Marinha indiana estará representada pelo navio de apoio INS Aditya e pelo INS Tarkash, uma fragata de mísseis guiados. Aeronaves de patrulha naval Dornier e P8I, caças MiG-29K e helicópteros de asa rotativa integral também participarão do exercício.
O Exército indiano participará com um pelotão Ghatak. A Força Aérea do país marcará presença com jatos Su-30MKI e Jaguar, helicópteros Mi-17 e uma aeronave do sistema de alerta e controle aéreo (AWACS).