Turquia teria forçado navio israelense a sair das águas do Chipre, segundo mídia

Navios da Marinha turca ordenaram uma embarcação de pesquisas israelense a se retirar das águas cipriotas, segundo mídia de Israel.
Sputnik

Na ocasião, o navio de pesquisas Bat Galim, do Instituto de Pesquisas Oceanográficas e Limnológicas de Israel, foi interceptado por embarcações da Marinha da Turquia enquanto realizava pesquisas em coordenação com autoridades do Chipre.

Conforme publicou o Channel 13 de Israel, os militares turcos primeiramente perguntaram via rádio à tripulação do Bat Galim sobre sua atividade na área.

Logo após, os militares turcos exigiram a saída do navio israelense do local. Conforme noticiou o portal The Times of Israel, a zona está fora da jurisdição pela qual a Marinha turca é responsável.

Tensões na região

Ainda segundo o The Times of Israel, a região tem experimentado uma nova onda de tensões que seriam resultado de políticas da Turquia.

"A Turquia tem recentemente dado passos para aumentar sua influência no leste do Mediterrâneo. Ela assinou um acordo de fronteiras marítimas com a Líbia em novembro, o que fomentou tensões regionais com a Grécia, Chipre e o Egito sobre os direitos de exploração de petróleo e gás na região", afirmou a mídia israelense.

Além disso, a Turquia já demonstrou a possibilidade de usar a força militar contra a exploração de gás perto do litoral cipriota, de acordo com a mídia.

Comentar