Fenômeno raro: inúmeras bolas de gelo 'invadem' praia na Finlândia (FOTO, VÍDEO)

Número incontável de bolas de gelo de vários tamanhos foram descobertas flutuando na água em uma praia finlandesa na baía de Bótnia, o que surge na sequência de um outro fenômeno parecido que ocorreu recentemente.
Sputnik

Dezenas de bolas de gelo de uma forma redonda quase perfeita surgiram na costa da ilha de Ohtakari, espantando os habitantes das povoações locais.

As bolas geladas estavam flutuando nas águas rasas, tilintando levemente nas ondas. O fenômeno inusitado chamou atenção tanto de pessoas comuns como de cientistas.

Um dos residentes da zona que assistiu ao evento curioso, Juha Salo, disse em entrevista à emissora nacional Yle que testemunhou um acontecimento parecido em janeiro do ano passado, e as formações de gelo teriam sido ainda maiores que as deste ano.

"As maiores [bolas] eram talvez do tamanho de uma cabeça. Muitas eram do tamanho de uma laranja, uma bola ou um ovo", disse Salo.

Explicação cientifica para o fenômeno

O especialista Jouni Vainio, do Instituto Finlandês de Meteorologia, explicou que, embora sejam eventos raros, as bolas de gelo têm uma explicação científica.

As bolas se formam em torno de uma minúscula partícula que gira no fluxo e refluxo gelado, tal como um floco de neve ou uma pequena pedra, com o gelo crescendo lentamente em torno dela e a bola sendo polida pelo movimento de vaivém da água. A quantidade certa de vento é essencial.

Comentar